O Que é a Busologia


Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobbie, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. A busologia desenvolve-se a partir das atividades de colecionismo, desenhos, pinturas e fotografias, além de encontros, exposições e debates ligados ao ônibus.

Área de interesse


A área de atuação da busologia inclui:
A reunião de conhecimentos a respeito de modelos de carroceria, chassis e motores e sua evolução ao longo da história.
A reunião de informações e conhecimentos a respeito das várias empresas operadoras de ônibus (os ditos "empresários"), suas pinturas, modelos de carroceria, itinerários, além da evolução destes ao longo da história.
A busca pela preservação de modelos de carroceria, pinturas, bancos etc.
A reunião de fotos e miniaturas para coleção;
A reunião de um acervo voltado para a preservação da memória dos ônibus, empresas e itinerários.
A discussão a respeito do futuro dos sistemas de ônibus.
A discussão voltada para o conhecimento de detalhes a respeito dos modelos de ônibus e sua operacionalização, seja no transporte urbano, seja no transporte rodoviário de longa distância.


Adeptos


No Brasil, calcula-se que a busologia deva atrair cerca de 13 mil adeptos no Brasil e 45 mil no mundo.[1] A busologia vem se difundindo cada vez mais no país graças à internet, que favorece o encontro de fãs de ônibus em listas de mensagens, fóruns e comunidades virtuais. O grande número de adeptos se dá, também, pela predominância no Brasil do ônibus no transporte público, o que atrai a curiosidade de muitos a respeito desses veículos e das empresas que os operam.
Estima-se que a grande maioria dos busólogos tenha entre 15 e 45 anos,[1] embora, não raro, pessoas de mais idade participem de reuniões e comunidades de busologia. Os mais antigos, aliás, têm grande importância na preservação da história dos ônibus no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário